22 de agosto de 2012

O Planejamento nas Empresas


O planejamento é uma programação do futuro decorrente da ambição e expectativa que se tem no presente. É traçar como você estará daqui a alguns anos e de que forma chegará lá. Logo, tratando-se de empresas, nasce dos proprietários ou diretores, ou seja, do nível mais alto da pirâmide hierárquica, o estratégico.
Caravantes diz que o planejamento precisa de interação com o exterior, por isso é sistêmico. Isso significa que recebe influência do ambiente e também interfere nele. Por exemplo, para fazer um planejamento deve-se saber como anda a economia do país, a demanda da empresa, demografia da região, aspectos internos, etc.
O fato de planejar é visualizado como um processo que não tem fim no que tange à sua constante alteração. É um documento feito não apenas uma vez, mas sempre adquirindo renovações através de uma reformulação, reciclagem, considerando as novas situações e necessidades que surgem na empresa e no mercado. Portanto, não é definitivo.
Deve-se haver uma unidade na empresa que sempre rever o plano das partes que a constituem. É importante que tenha também uma mobilidade no processo. É inaconselhável ficar preso em um padrão, mas sempre se deve manter a precisão. Portanto, o planejamento requer o equilíbrio dessas duas forças e exige ser contínuo, para que os objetivos sejam alcançados.
A empresa tem sua cultura, seu modo de pensar e agir. Geralmente, isso vem de seus fundadores, pois deixam seus perfis na organização no ato de implantá-la. Sendo assim, quando tiver um planejamento, é necessário que se pense como o proprietário pensa, levando em consideração os valores, ideais e concepções de todos que integram a empresa.
O planejamento é essencial para o desenvolvimento das empresas porque ele norteará todas as ações para as metas estabelecidas. É uma ferramenta peculiar, interna, que diferencia as empresas dos seus concorrentes e motiva seus colaboradores, pois é complicado seguir para algum lugar sem saber aonde vai.
Portanto, planejar é traçar os meios para o alcance dos fins. É saber aonde quer estar futuramente e ter ciência de como se deve caminhar. Pois, quando se estuda o caminho e entende claramente o ponto de chegada, o percurso se torna mais fácil e agradável de fazer.

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