O
planejamento é uma programação do futuro decorrente da ambição e expectativa
que se tem no presente. É traçar como você estará daqui a alguns anos e de que
forma chegará lá. Logo, tratando-se de empresas, nasce dos proprietários ou diretores,
ou seja, do nível mais alto da pirâmide hierárquica, o estratégico.
Caravantes
diz que o planejamento precisa de interação com o exterior, por isso é sistêmico.
Isso significa que recebe influência do ambiente e também interfere nele. Por
exemplo, para fazer um planejamento deve-se saber como anda a economia do país,
a demanda da empresa, demografia da região, aspectos internos, etc.
O
fato de planejar é visualizado como um processo que não tem fim no que tange à
sua constante alteração. É um documento feito não apenas uma vez, mas sempre
adquirindo renovações através de uma reformulação, reciclagem, considerando as
novas situações e necessidades que surgem na empresa e no mercado. Portanto,
não é definitivo.
Deve-se
haver uma unidade na empresa que sempre rever o plano das partes que a constituem.
É importante que tenha também uma mobilidade no processo. É inaconselhável
ficar preso em um padrão, mas sempre se deve manter a precisão. Portanto, o
planejamento requer o equilíbrio dessas duas forças e exige ser contínuo, para que os
objetivos sejam alcançados.
A
empresa tem sua cultura, seu modo de pensar e agir. Geralmente, isso vem de
seus fundadores, pois deixam seus perfis na organização no ato de implantá-la.
Sendo assim, quando tiver um planejamento, é necessário que se pense como o
proprietário pensa, levando em consideração os valores, ideais e concepções de
todos que integram a empresa.
O
planejamento é essencial para o desenvolvimento das empresas porque ele norteará
todas as ações para as metas estabelecidas. É uma ferramenta peculiar, interna,
que diferencia as empresas dos seus concorrentes e motiva seus colaboradores,
pois é complicado seguir para algum lugar sem saber aonde vai.
Portanto,
planejar é traçar os meios para o alcance dos fins. É saber aonde quer estar
futuramente e ter ciência de como se deve caminhar. Pois, quando se estuda o
caminho e entende claramente o ponto de chegada, o percurso se torna mais fácil
e agradável de fazer.
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