22 de agosto de 2012

Max Weber e as Pretensões da Burocracia


Max Weber foi um dos primeiros e mais importantes sociólogos e contribuiu para a configuração de diversas organizações. Viveu conflitos familiares e um intenso contexto político na Alemanha. Criador da Teoria da Burocracia e chegou a ter surtos psicológicos e esquizofrenia.
O seu pai era muito rude e brigava com a sua mãe, pessoa que Weber admirava. Então, ele tinha atrito com o pai, mas a maioria das vezes, o principal alvo de discussão era a política. Ele viveu a época em que Bismark detinha o poder e concentrava a renda nas mãos da elite. Dessa forma, Weber se diferenciou dos colegas e estudou política.
O sociólogo passou um tempo estudando nos EUA e decidiu propor um novo estilo de governo para o seu país quando retornou, um estilo mais organizado. Portanto, Max Weber tinha como objetivo organizar a sociedade, esquematizar os meios sociais, buscar a melhor adequação dos meios para haver uma sociedade estruturada. Algo além de apenas leis. Algo que traria previsibilidade, definir “o que, como e quando” fazer as coisas através de registros formais (ex: trabalho, trânsito, etc).
          Naquela época, as relações de trabalho eram precárias. Com isso, o sistema trabalhista dos empregados deveria ser baseado em competência técnica, mérito. Isso foi nomeado por Weber como a profissionalização do trabalho e que ninguém poderia ser beneficiado por estar no governo ou ter qualquer outra influência. Dizia que as empresas deveriam ter impessoalidade, sem relações de amizade, mas sim profissionais. “A pessoa não é conhecida pelo que ela é, mas pelo cargo que ela ocupa.” Logo, foi contra o clientelismo e nepotismo.
            O modelo de Weber requereu a padronização, formas enxutas e predeterminadas a ser seguidas no processo das atividades; e também a imposição legal, onde a pessoa ocuparia um cargo por ter conhecimento e preparo para exercer tal trabalho, ou seja, pela competência e mérito.
“Ao contrário do que se vê o senso-comum, a burocracia é a melhor adequação dos meios para encontrar melhores resultados. É mais eficiência no serviço. Requerimentos, memorandos, contratos, formulários, termos são exemplos de ferramentas para manter a organização e propiciar a facilitação do trabalho dos empregados na empresa, a fim de melhorar o atendimento ao cliente, além de promover registros asseguram certos direitos aos envolvidos no processo. Portanto, toda documentação, codificação (senhas), dentre outros, são mais vias para se exercer o serviço e melhorá-lo. Porém, o gestor deve queimar documentos descartáveis, codificar o que apenas é necessário e otimizar ao máximo o processo, caso contrário, causará o que vemos em muitas organizações, principalmente nas públicas. Ou seja, deve-se haver a certa utilização da burocracia. A visão distorcida que a sociedade tem é  devido justamente à disfunção, isto é, a utilização errada da burocracia. A burocracia é vista como a disfunção da burocracia, mas na verdade, não é. Por exemplo, o que todos acham sobre serviços públicos não deixa de ser burocracia, mas é uma burocracia disfuncional, errada e excessiva.”
            As disfunções mais comuns são: conflito com o público: dificuldade de atendimento, utilização de caminhos difíceis para atingir o objetivo; comunicação escrita: ausência da oralidade, pois tudo deve ser arquivado; alongamento dos processos; controle exagerado que traz exigências sem significância; amontoado de papéis; dentre outras.
Às vezes, as normas e exigências escritas que a burocracia implica, impedem um rápido desenvolvimento que esteja ocorrendo nas outras empresas. Um exemplo disso foi a União Soviética que ficou para trás no desenvolvimento tecnológico por ser extremamente fechada e burocrática, visto que o governo controlava tudo. Já os Estados Unidos se destacaram mundialmente e ganharam a chamada Guerra Fria por adotarem um modelo mais flexível e neoliberal, onde as empresas tinham mais autonomia para exercerem seu trabalho, podendo fazê-lo de forma a aprimorar os processos e melhorar os resultados.
Portanto, para solucionar isso, o gestor deve dosar a burocracia em sua empresa e aplicar a inovação/transformação quando puder, promovendo o desenvolvimento, mantendo o controle ideal e se afastando das previsões e regularizações exacerbadas. Foi visto que a burocracia tinha um bom intuito, mas é exercida diferentetemente, com isso, o indicado para cidadãos e entidades é saber considerar a importância e função real da burocracia, assim como lutar para evitar a sua utilização equivocada.

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