22 de julho de 2012

Liderar para ser Líder

A liderança é uma habilidade essencial no cotidiano profissional, social e familiar. Pessoas capazes de lidar com outras pessoas e que sabem conduzi-las para um caminho estão na vanguarda das relações pessoais.
Ao contrario do que muitos pensam, liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem espontaneamente a fim de atingir um objetivo visto como comum. Umas das práticas de quem a exerce atualmente se resumem nos verbos ajudar, elogiar, agradecer, saber cobrar, motivar, defender, pedir, ouvir, ensinar, envolver, inspirar e dar exemplo aos liderados.
Nas guerras antigas, os generais eram observados como líderes porque regiam o exército na frente, nas batalhas. Os guerreiros sentiam proteção e defendiam uma causa apenas por honra ou fé. Ao contrário dos exércitos mais modernos, tidos como mercenários, pois comandam de seus gabinetes e são movidos por princípios capitalistas para desenvolvimento de nações. Existem essas comparações, embora haja controvérsias.
      O líder tem a aptidão de cultivar relacionamentos saudáveis e desenvolver novas lideranças. Ele é melhor quando as pessoas mal sabem de sua existência, isto é, não tem necessidade de se mostrar líder, de demonstrar sua posição. Lidera sem esperar reconhecimento!  
A partir disso, pode-se distinguir líder de chefe/gerente. Estes consistem em um individuo ocupando um cargo em uma organização, provido de autoridade para dirigir as atividades relacionadas ao trabalho e utilizando gestão. Entretanto, não necessariamente é preciso de um cargo de liderança para existir líderes, pois há lideres informais que mobilizam pessoas mesmo não tendo autoridade sobre elas. Ressalta-se ainda que os chefes ou gerentes também podem ser líderes, mas além da função técnica eles devem focar nas pessoas.
Cientificamente, não tem como definir um comportamento certo para o líder. Mas há características e competências intrínsecas às pessoas que são líderes, assim como pessoas que não as tem podem aprendê-las e se tornarem líderes. Algumas delas são relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, comunicação, visão crítica e pró-atividade.
 Quando algumas dessas características e competências se destacam frente a outras nos permite identificar diversos tipos de lideranças com perfis diferentes, mas ainda assim com perfis de líder. Por exemplo, líder carismático, servidor, autocrático, democrático, liberal, visionário.  Até mesmo o líder situacional, aquele que muda o perfil constantemente se adequando às situações ocorrentes.
Para concluir, liderança é escolha. É difícil ser líder sem querer ser e estes lidam não só com as pessoas, mas também com os seus sonhos. Então, deve-se assumir com afinco essa posição privilegiada e agir com a responsabilidade devida, uma vez que se é líder quando lidera e não quando está em um posto de liderança.   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário