5 de maio de 2012

O Sonho não é Utopia



Assisti um videoclipe da música Carta aos Missionários, da banda Uns e Outros e nele passavam várias imagens e frases de efeito com relação à música. Uma dessas frases era “O sonho não é utopia”.
Partindo-se de uma análise conceitual e técnica, essa frase é errada e o sonho é utopia, como me disse um amigo psicólogo. Entretanto, resolvi interpretá-la da forma que o contexto pedia.
Na frase, o “sonho” significa o desejo de algo acontecer, mesmo sendo possível ou impossível. E “utopia” é o projeto irrealizável. Então, por mais que algo seja difícil ou impossível de acontecer, podemos fazer dele um projeto que dê certo, basta ter força e acreditar. Renato Russo já dizia “quem acredita sempre alcança” e confesso que, na maioria das vezes, sou de acordo.
Por exemplo, é inquestionável a consolidação do capitalismo e, consequentemente, sociedades consumistas, egoístas e desiguais. Vemos mortes em guerras de países conflitantes, fome em países pobres e degradação ambiental. Mas será mesmo que não podemos evitar? Mesmo se cada um fizer sua parte?
Por isso, preferi aderir à visão filosófica da frase, ao contrário do meu amigo. Talvez o sonho não seja utopia!





5 comentários:

  1. Sonhar é o que nos resta..... Acredito que sonhar com uma realidade diferente dessa já é o primeiro passo. Impossível? talvez. Mas quem dirá que não, se não tentarmos?É triste acreditar que o Ser humano cometa tantas atrocidades,violências que não ferem somente o corpo,mas a alma. E conseguem ser tão cruéis ao ponto de não perceberem isso."Sem sonhos, viver seria insuportável".
    P.S: Remeter a esses assuntos é sempre uma forma de evoluirmos.Gostei!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, as pessoas que fizeram diferente começaram por pensar diferente, começaram sonhando.
    Belo comentário. Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Somos seres inacabados e devemos portanto, procurar evoluir e nos tornar menos incompletos,uma vez que a perfeição parece ser inatingível.O caminho pra isso deve ser a luta pelos nossos sonhos,nesse trajeto deparamos muitas das vezes com dificuldades "insuperáveis" e a saída mais cômoda parece ser abrir mão de tudo aquilo que sonhávamos,aí surge aquela velha companheira apelidada de força de vontade.Com ela nos tornamos mais ousados,somos capazes de enfrentar o mundo para conseguir aquilo que queremos ,sem esquecer que os meios devem sim justificar os fins,de nada adianta ser uma pessoa realizada se para isso teve que matar o sonho de muita gente.O sonho pode sim ser uma utopia,mas não para pessoas que estão dispostos a tomar uma postura diferente para que tal vontade se torne realidade,é necessário correr atrás daquilo que realmente almejamos,uma vez que, não existem sonhos impossíveis ou grandes demais para serem realizados.Somos do tamanho dos nossos sonhos e não devemos ficar satisfeitos quando o máximo que conseguimos ser é uma pessoa pequena por não ter capacidade de sonhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinvaaaaas, vamo que vamo rumo aos um minhão de seguidores,olha que isso nem é utopia,quando sonhamos e agimos os sonhos se tornam realidade.

      Excluir
  4. Belo comentário, Rê!

    Hehehe. Vamo que vamo.
    \o/

    ResponderExcluir