1 de junho de 2021

O CÉU GANHA REFORÇO

Na minha carreira na polícia, eu ainda não havia perdido um colega que trabalhou comigo. Quando eu ouvia notícia de falecimento de colegas do outro lado do país, fazia-me solidário, mas não sentia na pele de verdade. Agora eu sei como é! E lamento por estar longe e não poder ajudar de alguma forma. 

Na Polícia se constrói uma família, ainda mais em Altamira, onde todos os policiais federais são de fora e se unem para enfrentar os desafios da região, e da prematura profissão. Ademais, a atividade policial nos oportuniza experiências únicas que só quem faz parte da equipe saberá. E fico feliz por ter na memória boas diligências com o colega Felipe. 

Um cara extremamente combativo, qualificado e com senso de justiça. Com menos de 30 anos já havia explorado todos os continentes do mundo e falava vários idiomas. Um policial que eu chamo de "completo", pois fazia excelentes análises de escritório, com produção de relatórios robustos, mas também altivo em abordagens e diligências operacionais. Tinha o faro! Nem todos são assim. Evoluiu muito em um ano de polícia; entendeu o mecanismo. Realizou trabalhos sensíveis que levaram à deflagração de operações policiais referentes à extração ilegal de madeira, tráfico de animais e crime contra o sistema financeiro nacional. 

Tive a honra de conhecer, treinar e ombrear com esse garoto, de modo que me vem um sentimento de estar perdendo não apenas um colega, mas um irmão mais novo. Sua jornada foi curta, guerreiro, mas fez uma grande diferença por onde passou, e na sociedade pela qual lutou. Que Deus te receba em sua morada, e console sua esposa, mãe e familiares! Deixará saudades.

"Meu lobinhoo, auuuu" (Denzel Washington, em "Um Dia de Treinamento").



"... Fazei então Senhor, nesses instantes amargos e depressivos que tornam obscuros por densa cortina d’água, os meus olhos e minhas mãos procuram, debalde, ensangüentadas, estancar o fluído vital que se esvai e levará consigo o último estertor do amigo que eu assistir acabrunhado, que não me revolte eu, ou me deixe dominar pela ira e pela irracional sede de vingança. Fazei, Senhor, que eu me recorde de tudo aquilo que me foi ensinado, tornando-me mais humano e menos mortal que os outros homens e disciplinarmente, compreenda e acate os Vossos desígnios..."




3 comentários:

  1. Que tristeza! O mundo tem se despedido de tantas pessoas brilhantes. Tantos homens e mulheres de grandes feitos para o bem da comunidade. Que Deus nos ajude nessa tão tenebrosa época de choro e histórias tristes.

    ResponderExcluir
  2. Que tristeza! O mundo tem se despedido de tantas pessoas brilhantes. Tantos homens e mulheres de grandes feitos para o bem da comunidade. Que Deus nos ajude nessa tão tenebrosa época de choro e histórias tristes.

    ResponderExcluir
  3. Força e Honra!
    Foi muito lamentável a perda de tão jovem colega! a PF está de luto por ele, recém falecido, mas infelizmente durante os anos perdemos muitos colegas e principalmente durante esse último ano, dia-a-dia, para essa guerra injusta para esse vírus da covid-19, temos pedido muitos colegas, da ativa e da inatividade, do quadro policial e administrativo da nossa PF!
    Deixo meus sentimentos de pêsames aos familiares e a todos os colegas mais próximos, que Deus abençoe e proteja a todos nós!
    Força e Honra!

    ResponderExcluir