Seminário só é interessante em
nível de aprendizagem para quem apresenta - e também para o professor, que não
precisa dar a aula sobre o assunto. Pois é preciso estudar muito e fixar o que
estudou para repassar. Ensinando se aprende mais.
Quando apresentamos, ouvimos
(dicas do professor, comentários de colegas e debates em sala), lemos (material
encaminhado, livros indicados), falamos (a hora da apresentação), e fazemos (elaboração
de slides, sínteses). Ou seja, todas as formas de absorção da informação, o que
ajuda a retê-la.
É claro que essa absorção é
de apenas uma parte do conhecimento, uma vez que o tema direcionado ao grupo é
um diante vários distribuídos na sala, e a parte direcionada à pessoa é uma
diante as partes do grupo dela. Isto é, ela aprenderá muito, mas de um assunto
específico, a não ser que o professor tenha algum método para inibir isso como,
por exemplo, o sorteio. Mas, ainda assim, é uma forma de aprendizagem relevante
devido a intensidade do estudo.
Enfim, é difícil admitir,
mas os seminários são úteis para quem apresenta no que diz respeito ao
conhecimento, por isso tornam-se necessários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário